FAQ - Porteiro Eletrônico / Fechadura / Central Digital de Interfonia / Comercial  
     
 
PORTEIRO ELETRÔNICO

1. Quantas extensões podem ser instaladas junto ao porteiro da Líder?
R: Poderão ser instalados até 3 monofones por cada porteiro, sendo um monofone principal mais 2 extensões.

2. Qual a distância máxima para instalação entre o monofone e o módulo frontal de rua do porteiro?
R: A distância recomendada é de até 300m, utilizando fio 16AWG com bitola de 1,3mm.

3. O que deverá ser feito caso exista microfonia no porteiro após a instalação?
R: Verifique os seguintes pontos:
* Faça a regulagem de volume no controle (trimpot) localizado na placa de circuito do módulo frontal de rua.
* Verifique se não existe nada obstruindo o eletreto, como ex. a instalação de proteção externa contra roubo.

4. Caso não exista a comunicação entre o monofone e o módulo frontal de rua após a instalação, o que deve ser feito?
R: Deve ser verificado os seguintes pontos:
*
Verifique se está correta a conexão da fiação entre os pinos 1 e 3 do monofone respectivamente com os pinos 1 e 3 do módulo frontal de rua.
*
Verifique se a conexão da tensão de alimentação (127V ou 220V) está correta.
*
Verique se o fusível não está aberto.
*
Caso os itens acima estejam corretos, verifique se os fios do microfone internos do frontal não estão interrompidos.

5. Como instalar um porteiro LÍder em uma residência que tenha dois locais de acesso?
R: A Líder possui o produto Comutador LR150 que deve ser utilizado neste caso. Este comutador interliga dois locais de acesso (módulos frontais de rua e suas respectivas fechaduras) com os monofones (até 3 monofones) da residência. Funcionamento: Um dos módulos frontais de rua estabelece uma conversação com o monofone interno da residência. Neste momento, o monofone pode acionar a abertura da fechadura, assim, a fechadura a ser aberta será àquela que está interligada ao módulo frontal de rua que estabeleceu o enlace de conversação. Com isto não existe o risco de abrir o portão errado.

6. Como evitar problemas de falta de energia elétrica nas instalações de porteiros da Líder?
R: Para evitar a falta de energia elétrica deve-se conectar aos porteiros residenciais e porteiros coletivos analógicos (módulo principal) o produto No-break LR140 da Líder. Este No-break deve ser utilizado somente para os porteiros da Líder e proporciona até 4 horas de alimentação de energia e/ou proporciona uma capacidade de até 50 acionamentos de fechadura.

7.
Como deve ser interligado o No-break LR 140 aos porteiros residencial e coletivo?
R: O No-break deve ser utilizado da seguinte forma:
*
Porteiro residencial: este produto já contém uma fonte de alimentação interna. Devido a isto, deve-se inutilizar esta fonte interna para a utilização do No-break. Neste caso, por gentileza consulte a assistência técnica da Líder através do e-mail: sac@lidermg.com.br
*
Porteiro coletivo analógico: este produto necessita de uma fonte de alimentação externa (LR100) que é conectada ao módulo principal, portanto deve-se substituir a fonte LR 100 pelo No-break LR 140.

8.
Qual a alimentação utilizado pelos porteiros da Líder?
R: Alimentação é de 127V ou 220V.

9. Os monofones da Líder podem ser instalados com outras marcas?
R: Sim. Os modelos de monofones da Líder LR2010 e LR 2002 são universais, podendo ser utilizados com as principais marcas de porteiros. Basta selecionar o jumper interno do produto de acordo com a indicação de instalação não blister do produto, para isto por gentileza, consulte a assistência técnica da Líder através do e-mail: sac@lidermg.com.br.

10. O que devo fazer se ao instalar o porteiro LR 501 da Líder não existir o “Alarme Sonoro” que indica que o portão está aberto?
R: Verifique os seguintes pontos:
*
A fechadura utilizada no portão deverá ser a fechadura elétrica LOTUS guardian da Líder. Qualquer outra marca ou modelo de fechadura não contém este serviço.
*
Verificar se a versão do porteiro LR 501 instalada contém este serviço. Em caso de dúvida entre em contato com a assistência técnica da Líder através do e-mail: sac@lidermg.com.br.
*
O jumper, localizado dentro do porteiro LR 501, deve estar aberto.
*
Analise as dúvidas de instalação da fechadura elétrica LOTUS que está definida a seguir.


FECHADURA ELÉTRICA


1. O que dever ser feito se após a instalação a fechadura não abre?
R: Deve ser verificado os seguintes pontos:
*
Confira o gabarito de montagem;
*
A distância entre a fechadura e o batente, sendo que a distãncia correta é de 3mm à 5mm;
*
Se há alimentação elétrica para a fechadura;
*
Se a conexão com o módulo frontal de rua está correta;


CENTRAL DIGITAL DE INTERFONIA


1. Qual a máxima distância para se instalar um ramal da central?
R: Para um perfeito funcionamento do ramal recomenda-se, com a utilização do fio 22AWG, a distância máxima de 600m.

2.
O que deve ser feito para evitar ruído nos ramais da central?
R: Deve considerar os seguintes pontos;
*
Não instalar o gabinete da central próximo à máquinas ou motores;
*
Não alocar os cabos dos ramais e de interligação com o MFE 500 em mesma tubulação de cabos de energia elétrica;
*
Fazer um aterramento adequado.

3. Qual a quantidade de extensões que pode ser utilizada por apartamento?
R: O ramal e mais 2 extensões.

4.
Qual a distância recomendada para a instalação entre o gabinete da central e o módulo frontal externo (MFE 500)?
R: Para um perfeito funcionamento do MFE 500 recomenda-se manter uma distãncia entre 5m e 100m.

5.
Onde deve ser instalado o identificador de chamada?
R: O identificador de chamada da Líder deve ser instalado junto ao ramal de portaria, para a identificação dos ramais chamadores. Este equipamento é conectado diretamente à placa CPU da central.

6.
Qual é a capacidade total da central digital de interfonia da Líder?
R: Atualmente a capacidade máxima é de 64 ramais.

7.
Qual a modularidade de ramais?
R: A modularidade é de 8 ramais por placa, utilizando um total de 8 placas de ramais para a capacidade máxima.

8.
Quantos módulos frontais externos (MFE 500) poderão ser utilizados?
R: Cada modelo de central pode utilizar no máximo 2 MFE 500.

9.
Quais as funcionalidades da central?
R: Vejam por gentileza estas informações em nosso site www.lidermg.com.br através do menu produtos.

10.
Como é feita a identificação do ponto de conexão de cada ramal na placa de ramal?
R: Cada placa de ramal possui 8 circuitos identificados (1 à 8) para os 8 ramais que podem ser conectados. Cada circuito possui um led de sinalização que é acionado toda vez que o ramal interligado receber um toque de chamada. Desta forma para se identificar qual o ponto que o ramal está conectado a um determinado circuito da placa, basta efetuar uma chamada para o referido ramal (sem atender) e verificar através do led aceso o respectivo número do circuito.


COMERCIAL

1. Onde posso comprar o porteiro eletrônico da Lider?
R: Através de nosso site www.lidermg.com.br você pode localizar o distribuidor mais próximo, clicando sobre o estado que reside e verificando os nomes e telefones dos distribuidores, ou solicite esta informação através do telefone (035) 3471-7777.

2. Para o distribuidor, qual o prazo de entrega que a Líder utiliza?
R: A Líder utiliza um prazo máximo de entrega de 7 dias úteis, exceto quando houver uma demanda que exceda a sua produção ou outro fato que não permita utilizar este prazo. Cada caso ser acordado com a gerência comercial.

3.
O que tenho que fazer para ser um Distribuidor dos produtos da Líder?
R: Veja por gentileza, que através do site www.lidermg.com.br você pode se cadastrar em Seja um distibuidor. A gerência comercial analisará suas informações e entrará em contato.

4. Como contactar a Assistência Técnica da Líder?
R: A Líder considera seus distribuidores como capacitados para prestar a assistência técnica de seus produtos, desta forma, através de nosso site www.lidermg.com.br pode-se identificar o distribuidor mais próximo.
Caso haja alguma dificuldade por parte do distribuidor escolhido, o cliente pode contactar a assistência técnica da Líder através do e-mail: sac@lidermg.com.br.

5. Qual o prazo de garantia dos produtos da Líder?
R: Garantia de 2 anos para fechadura elétrica Lotus e de 1(um) ano para os demais produtos.

6. Quais as normas para proceder a garantia dos produtos da Líder?
R: As normas para proceder com a garantia dos produtos da Líder são:
*
Dentro do Prazo de Garantia: O custo com mão-de-obra e com reposição de peças é de responsabilidade da Líder;
*
Fora do Prazo de Garantia: O custo com mão-de-obra é de responsabilidade da Líder e o custo com reposição de peças é de responsabilidade do cliente;
*
Prazo para Executar a Manutenção: Será acordado entre a Líder e o cliente para cada situação;
*
Pagamento do Frete: O custo do frete é de responsabilidade do cliente.